RECARREGUE A PÁGINA

 

Entre fiscais e multas: experiências urbanas através das Posturas Municipais (1870-1890)

Bruno Bortoloto do Carmo

ISBN: 978-85-93955-45-7

História - 2019

 

Sinopse

Este trabalho analisa as relações cotidianas através dos conflitos gerados pela aplicação das Posturas Municipais dentro do cotidiano da cidade de Santos (1870 a 1890). Para encontrar o “ser” desse cotidiano, e não olhá-lo através da perspectiva da municipalidade e legitimar seu discurso, procurou-se o invisível no processo de aplicação dessas posturas.
No período estudado, migrantes e imigrantes chegavam à cidade de todas as partes do país e do mundo; ao mesmo tempo, era marcante no discurso da municipalidade questões como a “modernidade” e o “progresso”. Isso fazia com que o “outro” não fosse compreendido em sua complexidade e forçava com que todas essas experiências fossem balizadas pelo discurso unificador em busca de hábitos “civilizados”.
Buscou-se, portanto, compreender sujeitos históricos, suas experiências, suas trajetórias em meio aos diversos conflitos analisados e trazê-los à tona, valorizando suas vozes e suas atuações no cotidiano da cidade de Santos, em suas várias formas de viver e sobreviver.

 

Clique e compre nas melhores livrarias

 

RECARREGUE A PÁGINA RECARREGUE A PÁGINA RECARREGUE A PÁGINA RECARREGUE A PÁGINA RECARREGUE A PÁGINA