Docência na pandemia: o que vale permanecer?
Crislaine A. R. Salomão; Simone S. Romano; Thatiana F. G. Pineda (Orgs.)
ISBN: 978-65-86723-35-9
2021
Sinopse
A pandemia proporcionou aos professores diferentes experiências para o enfrentamento dos desafios diários com o fechamento físico de escolas públicas e particulares. Cada um deles precisou encontrar soluções frente às inúmeras realidades e tomar decisões rápidas e responsáveis. Todo esse período trouxe reflexões sobre as ações docentes nos diferentes níveis, da Educação Infantil ao Ensino Superior. A formação continuada também foi lócus de diálogos para se repensar sobre “ser professor” num tempo não esperado, numa situação ainda não vivenciada – a de estar ao mesmo tempo em suas casas para se proteger e permanentemente na ativa pela Educação. Todas essas experiências que milhares de professores enfrentaram em 2020 e 2021 estão representadas nos capítulos desta obra e em cartas escritas por educadores (professores e gestores) que não apenas compartilharam seu olhar sobre os impasses, mas também consideraram o que vale a pena permanecer após esse período que ainda perdura. Este livro é destinado aos professores, pesquisadores e futuros professores que refletem constantemente sobre a formação e a prática docente para uma Educação da melhor qualidade. Afinal, o que vale permanecer deste período?